imagem paróquia são cristóvão Em 1627, os jesuítas, donos da grande sesmaria que ia do Rio Comprido até Inhaúma, construíram no litoral além da Gamboa uma igrejinha dedicada à São Cristóvão.

A pequena igreja ficava nas terras da fazenda do mesmo nome, a certa distância da casa grande, que ocupava uma pequena elevação próxima à entrada do chamado Saco de São Diogo, ainda existente no mesmo local.A pequena ermida ficava junto à praia até então somente habitada por uns poucos pescadores, logo passando a ser chamada de praia de São Cristóvão.
Próximo à igrejinha passava o Caminho de São Cristóvão o qual, além de servir aos jesuítas, era muito utilizado como via de comunicação da cidade com o interior.

A multiplicação dos engenhos e fazendas no interior, bem como a precariedade de acessos por via terrestre para o centro da cidade, incrementaram a circulação na região. Por essa estrada logo começaram a passar os tropeiros e viajantes, aparecendo no seu entorno uma pequena povoação que passou a ser chamada de Campo de São Cristóvão.

Durante muitos anos o acesso à igreja era feito pelo mar e, à hora da missa, era às suas portas que os pescadores amarravam suas canoas. O mar, por diversos aterros foi levado para longe, mas a igreja, elevada à matriz em 1865, foi reconstruída e ampliada e hoje se encontra na Praça Padre Sève.

Campanha para restauração da Igreja de São Cristóvão

teto são Cristóvão infiltração rachadura